A nova unidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos / Fiocruz, será implantada no Pólo Industrial Tecnológico da Saúde (PITS), no município de Eusébio, Ceará. Este projeto proporcionará infraestrutura adequada para locação de duas plataformas vegetais, expressão transiente em plantas e cultura de células vegetais, a partir de acordos de colaboração e transferência de tecnologia estabelecidos com empresas estrangeiras.
O Masterplan original, desenvolvido por duas empresas alemãs, a M+W Group e a General Eletronic Health Life Sciences, foi revisto e adaptado pela Architectus, prevendo a inclusão de edifícios de apoio, bem como novas infraestruturas. O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (CTPV) implanta-se em vasto terreno junto a lagoa da Precabura, preservando ampla área verde e recuperando boa parte de sua mata ciliar. Os jardins da unidade integram o sistema de infraestrutura verde composto por jardins de chuva, biovaletas e 7 lagoas pluviais (wetlands) como solução para minimizar o impacto da urbanização sobre o entorno imediato. A vegetação empregada foi selecionada baseada na sua resiliência frente às condições locais, priorizando o uso de espécies autóctones.
Em 2019, o Centro de Plataformas Vegetais de Bio-Manguinhos foi selecionado entre os 10 projetos do Prêmio Saint Gobain de Arquitetura Sustentável na categoria edifício institucional.