Dados Gerais
- Localização: São Paulo - SP
- Tipo: Educacional / Patrimônio Histórico
- Área edificada: 5.500
- Ano de conclusão: 2012
A Casa das Rosas é o último casarão da Av. Paulista
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, ocupa um casarão histórico do ano de 1935, um dos últimos exemplares remanescentes da arquitetura residencial que caracterizavam a Avenida Paulista na virada do século XIX para o século XX.
O conjunto de intervenções propostas buscou minimizar os impactos de uma reforma em um edifício histórico, levando em conta de forma rigorosa os conteúdos do Decreto-Lei Nº 25/37 (Lei de Tombamento Nacional do IPHAN) e as práticas do campo disciplinar do restauro de monumentos históricos. As intervenções propostas não alteram os usos atuais já consolidados, apenas buscam a melhoria dos vários espaços físicos através de alterações de layout ou, simplesmente, restauração de padrões originais da arquitetura e/ou adaptações físicas para atendimento do acesso universal e questões relativas à segurança.
Além do casarão, também fez parte do projeto a proposição de um anexo implantado no nível do subsolo, criando um grande salão multiuso precedido por um foyer. Esse anexo se comunica com o jardim e com a edificação original através de uma torre de circulação vertical que compõe um bloco envidraçado de estrutura metálica, deixando evidente o contraste entre o novo e o antigo.