Dados Gerais
- Localização: Fortaleza - CE
- Tipo: Parques Urbanos / Sinalização
- Área edificada: 774.407
- Ano de conclusão: 2022
Com 10 km de extensão
e cerca de 203 hectares,
quando finalizado, o
Parque será o 2° maior de
Fortaleza – CE
e cerca de 203 hectares,
quando finalizado, o
Parque será o 2° maior de
Fortaleza – CE
A proposta do Parque Rachel de Queiroz teve como objetivos gerais a criação de conexões entre áreas verdes fragmentadas e residuais, favorecimento da mobilidade urbana, requalificação de espaços públicos degradados, fortalecimento das características naturais das áreas do projeto, contenção dos níveis de poluição dos recursos hídricos e início do processo de recuperação ambiental, criando assim uma rede consolidada de espaços públicos e áreas verdes que consigam acolher qualitativamente os moradores e trabalhadores da região.
O projeto recebeu menção honrosa do Programa nas Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) na Convocatoria Pública de Prácticas Innovadoras de la Nueva Agenda Urbana, que reconhece as ações, projetos e práticas de governos locais que levam ao Desenvolvimento Sustentável das Cidades. A premiação levou em consideração, especialmente, a inovação e a criação de ambientes mais inclusivos em áreas vulneráveis e as bacias de fitorremediação e amortecimento (wetlands), tendo sido o projeto, considerado uma iniciativa clara para que se conquiste uma cidade para todos.
O Parque Rachel de Queiroz foi eleito Obra do Ano em 2023 pelo Archdaily Brasil – o site de Arquitetura mais visitado do mundo. Além disso, foi finalista na Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito, na categoria de Intervenção em Espaço Público e Coletivo. O Parque já foi publicado em português, inglês, espanhol e chinês em diversos portais especializados.