Dados Gerais
- Localização: Eusébio - CE
- Tipo: Laboratorial
- Área edificada: 2.327
- Área urbanizada: 1.221
- Ano de conclusão: 2021
Após desenvolver os testes moleculares para detecção da doença e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação Oswaldo Cruz precisava de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia. A edificação conta com laboratórios de nível de biossegurança nível 2 (NB2).
A unidade foi dividida em 2 programas: o primeiro relacionado à testagem por sorologia; e o segundo relacionado a testagem por biologia molecular. A obra foi realizada em caráter de urgência, com soluções de obra que garantisse a agilidade necessária.
Com potencial para processar diariamente até 10 mil testes moleculares e 6 mil testes sorológicos, a unidade está localizada no campus da Fiocruz Ceará, no Distrito de Inovação do Eusébio. Equipada com plataformas automatizadas doadas pela iniciativa Todos Pela Saúde (liderada pelo Itaú Unibanco), a Unidade utiliza a metodologia de PCR em tempo real para os testes de Biologia molecular e quimiluminescência para os testes sorológicos, funcionando 24 horas por dia, sete vezes por semana, com os profissionais divididos em quatro turnos em uma escala de 12/36H.Atualmente, 170 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezam em dois turnos de trabalho, diurno e noturno, para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.