Dados Gerais
- Localização: Salvador - BA
- Tipo: Saúde
- Área edificada: 2.300
A Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia foi inaugurada em março de 2020 no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador. A unidade abriga a Central Estadual de Regulação (CER), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), a Central de Inteligência da Saúde, além da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O prédio possui três pavimentos distribuídos em mais de 2,3 mil metros quadrados. Na estrutura da nova Central, a CER tem o papel de englobar pedidos de exames, avaliações com especialistas, internações em enfermaria ou UTI e procedimentos cirúrgicos de todos os municípios da Bahia. Já a Central de Inteligência da Saúde será responsável pelo monitoramento e acompanhamento de todas as unidades, através de indicadores de desempenho da rede.
Os edifícios originais do Centro Administrativo da Bahia possuem grande relevância arquitetônica, por terem sido projetado na década de 70 pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Portanto, existe um interesse que esse todo o complexo do Centro Administrativo da Bahia seja tombado. Por esse motivo, o projeto da Central Integrada de Comando e Controle teve como premissa não provocar impactos no entorno. Com volumetria simples, o edifício possui extensa pele de vidro laminado refletivo de controle solar e que, em conjunto com o revestimento em placas de Alumínio Composto (ACM), confere aspecto atual e elegante à sua fachada, evitando, porém, conflito visual com os edifícios existentes.