Terminal Marítimo do Mucuripe

O edifício, com capacidade para recepção de até 4.000 passageiros, inclui espaço cultural com salão de eventos e restaurantes, saguão de embarque e desembarque, área de exposições, ampla varanda, área para restaurante, lojas, posto da ANVISA, posto VIGIAGRO, espaço para Polícia Federal, depósito de bagagens, administração, copas, vestiários e ambientes de apoio. É operado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza valorizou o trecho portuário não só como uma plataforma de serviços para atender transatlânticos, mas também como um complexo de grande potencial turístico. O projeto da edificação atende aos critérios de sustentabilidade, de acordo com a Instrução Normativa No 1, de 19 de Janeiro de 2010 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e as demais demandas de normas internacionais.

O projeto do Terminal Marítimo de Passageiros está na publicação Internacional Destination Architecture – The Essential Guide to 1000 Contemporary Buildings da editora Phaidon. Em 2017, concorreu na categoria institucional do prêmio Building of the Year, organizado pelo Archdaily – o site de arquitetura mais visitado do mundo. Capa da revista especializada Projeto Design, edição 430. o projeto também foi selecionado para participar de vários eventos nacionais e internacionais.

Terminal Marítimo do Mucuripe
Terminal Marítimo do Mucuripe
Antes
Depois
Terminal Marítimo do Mucuripe
Terminal Marítimo do Mucuripe

Galeria de imagens